Idoso de 90 anos encontrado “desorientado” a pedir boleia para Lagos
Uma testemunha que deu boleia ao homem desde a zona da Torraltinha até à Rua Infante Sagres, em Lagos, contactou a Polícia de Segurança Pública (PSP), depois de ter verificado que o idoso, que sofria de demência, “estava desorientado e não se conseguia localizar”, ainda que não apresentasse “quaisquer sinais de ferimentos”.
“Os polícias verificaram que o idoso era portador de uma pulseira do programa Estou Aqui Adultos e, através do n.º de série associado, conseguiram contactar com a sua cuidadora (a filha), que se deslocou ao local a fim de ir buscar o seu pai”, relataram as autoridades, na rede social Facebook.
No dia seguinte, uma mulher compareceu na Esquadra de Lagos, “na companhia do mesmo idoso, que já se havia perdido no sábado”.
“A testemunha encontrou-o na Rua da Santa Casa da Misericórdia, completamente desorientado. Não soube informar o seu nome ou quaisquer dados de familiares”, adiantou a PSP.
Nessa linha, os agentes verificaram que o homem “tinha a pulseira do programa Estou Aqui Adultos e, através do número de série da pulseira, conseguiram chegar ao contacto da cuidadora (a filha)”, que compareceu no local ao fim de 10 minutos.
A PSP assinalou ainda que, desde 2015, já foram atribuídas 15.045 pulseiras, das quais 4.801 continuam ativas a nível nacional. Desde o início do programa, 73 pessoas foram encontradas com recurso a esta ferramenta.