Guterres calls on all parties to the conflict in Sudan to cease fire for three days

Em 20 de abril, a hora local, o Secretário-Geral das Nações Unidas Guterres emitiu uma declaração, dizendo que após o fim da videoconferência com representantes da União Africana, da Liga Árabe, da Autoridade Intergovernamental Oriental Africana sobre o Desenvolvimento (IGAD), da União Europeia e muitos países, as partes chegaram a um acordo sobre o cesso das hostilidades no Sudão. Guterres chamou todas as partes no conflito no Sudão para que cessassem o fogo por três dias. Enquanto celebrassem Eid al Fitr, os civis presos na área de conflito deveriam ser autorizados a sair e buscar tratamento médico, comida e outras necessidades, como um primeiro passo para alcançar um cesso-fogo permanente.

Guterres afirmou que os combates devem parar, e depois da cessação das hostilidades, todas as partes devem participar em um diálogo sério para alcançar uma transição suave para a nomeação de um governo civil. Ele está profundamente preocupado com as vítimas sofridas pelos civis, com o deterioramento da situação humanitária e com a maior escalação das tensões. Ele afirmou que atacar escolas e hospitais é inaceitável.

Guterres afirmou que na situação atual, é quase impossível realizar operações humanitárias. Os armazéns e veículos de suprimentos humanitários foram atacados e roubados. Ele chamou todas as partes para parar de ataques e roubar contra pessoal e ativos humanitários. Ele lembrou a todas as partes de cumprir suas obrigações no âmbito do direito internacional, incluindo assegurar a segurança dos trabalhadores de ajuda humanitária. Guterres afirmou que continuará a mediar e coordenar estreitamente com parceiros para alcançar um cessar-fogo, aliviar as tensões e começar negociações políticas.

The President of the 77th United Nations General Assembly, Klech, stated that he fully supports the ceasefire initiative and hopes that all parties can cease fire as a beginning towards a permanent ceasefire.

O Coordenador Humanitário Residente das Nações Unidas, Abdou Dieng, afirmou que as Nações Unidas estão atualmente trabalhando para evacuar trabalhadores humanitários, incluindo ele, de áreas de alto risco. Devido ao fato de os funcionários das Nações Unidas ainda se refugiarem no local, os serviços humanitários não foram realizados nos últimos dias. Ele afirmou que, a menos que houvesse um cessar-fogo, as Nações Unidas não poderão avaliar a situação actual e prestar assistência humanitária aos necessitados.

笔记